Saltar para o conteúdo

Valores Orientadores

Ser Técnico é mais do que apenas pertencer a esta comunidade reconhecida e respeitada dentro e fora de Portugal. É incorporar e vivenciar os valores que nos unem e que nos capacitam a alcançar a excelência, a procurar soluções inovadoras e a contribuir para um impacto positivo na sociedade.

Os Valores Orientadores que nos guiam , que moldam a nossa identidade coletiva e os comportamentos e atitudes que são esperados de nós como membros desta comunidade, ajudando na construção de um ambiente inspirador e acolhedor,  podem ser encontrados neste guia.

Os Valores que nos unem

  • Ser Técnico é TER INTEGRIDADE
    – Ouço atentamente o que me dizem e respondo de forma honesta e profissional.
    – Desafio-me a mudar as minhas práticas e comportamentos em função do feedback que recebo.
    – Confio na integridade dos elementos da comunidade e avalio desempenhos de acordo com resultados concretos e não de impressões subjetivas.
    – Sou proactivo/a  a identificar e a mudar situações e comportamentos eticamente inapropriados.
    – Assumo com responsabilidade e transparência o desempenho das minhas funções.
  • Ser Técnico é  NÃO TOLERAR FALTA DE INTEGRIDADE
    – Assumo responsabilidade pelos meus comportamentos e não culpo os outros
    – Estou preparado/a para alterar as minhas práticas e comportamentos e não perpetuar comportamentos incorretos.
    – Interfiro ou denuncio situações em que ocorrem comportamentos indesejáveis, desrespeitosos e/ou inoportunos, não ignorando a ocorrência dos mesmos.
    – Sou transparente nas minhas ações não omitindo informação relevante.

 

  • Ser Técnico é  RESPEITAR
    – Trato as pessoas de forma justa, digna e educada.
    – Denuncio situações de assédio, abuso, mobbing, bullying, ou qualquer outra agressão física ou psicológica.
    – Acolho as diferenças de opinião e procuro gerir potenciais conflitos de forma construtiva e empática.
    – Reconheço e assumo responsabilidade pelo impacto dos meus comportamentos nas outras pessoas.
  • Ser Técnico é  NÃO TOLERAR FALTAS DE RESPEITO
    – Não sou prepotente, não imponho as minhas ideias ou pensamentos, trato respeitosamente as outras pessoas, não utilizando o meu poder/posição.
    – Não permito discriminações ou faltas de respeito não confrontando as situações na altura certa.
    – Não faço julgamentos sobre a vida alheia e/ou falo das outras pessoas na sua ausência.
    – Não pratico nem tolero atos de violência física ou psicológica sobre elementos da comunidade.

 

  • Ser Técnico é  INOVAR
    -Realizo o meu trabalho com uma atitude positiva, construtiva e otimista.
    -Valorizo a criatividade e o espírito crítico procurando ativamente soluções com impacto e “fora da caixa”.
    – Acolho as necessidades de mudança e crio condições e segurança que permitam o desenvolvimento de novas soluções.
    – Sou aberto e resiliente aceitando os erros como parte integrante do processo de aprendizagem.
  • Ser Técnico é  NÃO TER MEDO DE ERRAR
    – Não sou pessimista ou acomodado, e acredito que a mudança traz novas oportunidades e sucessos.
    – Tomo decisões e arrisco novos processos, não tendo medo de errar.
    – Estou aberto a novas ideias ou soluções e não crio obstáculos a quem as propõe.
    – Não encaro os feedbacks como críticas pessoais, valorizando o seu potencial construtivo e de desenvolvimento.

 

  • Ser Técnico é COLABORAR
    – Coopero e compartilho informações, planos e progressos abertamente, num espírito de coesão e confiança mútua.
    – Reconheço e agradeço as contribuições das outras pessoas, sou solidário/a e assumo a boa vontade e boa-fé de todos os membros da comunidade.
    – Promovo o espírito de equipa e o trabalho colaborativo e interdisciplinar, valorizando os contributos de cada pessoa.
    – Ouço as pessoas, promovo o diálogo, envolvendo-as nas decisões que impactam o seu trabalho.
    – Invisto tempo e esforço na construção de relacionamentos virtuosos e de desenvolvimento mútuo.
  • Ser Técnico é NÃO TRABALHAR ISOLADO
    – Trabalho em equipa ouvindo os argumentos dos outros e não imponho a minha opinião.
    – Não deixo de valorizar e reconhecer o esforço e dedicação das outras pessoas, atendendo às suas dificuldades e necessidades.
    – Não guardo a informação para mim, promovo a transparência dos processos e a circulação de informação relevante.
    – Não me aproprio do trabalho das outras pessoas e dou o crédito devido aos seus contributos.
    – Não trabalho isolado e ultrapasso as dificuldades de comunicação com as outras pessoas.

 

  • Ser Técnico é FAZER EXCELENTE
    – Assumo responsabilidade pessoal pelos meus objetivos e qualidade do meu trabalho, fazendo o melhor uso do meu tempo e do tempo das outras pessoas, planeando e priorizando tarefas.
    – Demonstro vontade de melhorar, de me superar, desafiando-me, e aos meus pares, a fazer a diferença positiva.
    – Promovo a liberdade académica, abraçando e promovendo a ambição e o debate.
    – Almejo a excelência e valorizo o empenho e rigor dos esforços desenvolvidos ao longo desse percurso.
  • Ser Técnico é NÃO DEIXAR DE PROCURAR A EXCELÊNCIA
    – Não deixo de aprender com os erros.
    – Não deixo de ter orgulho no meu trabalho.
    – Não me limito a fazer apenas o que me pedem.
    – Não deixo de estabelecer metas individuais, que estejam alinhadas com os objetivos da organização.
close navigation
close Search